Bem-sucedido, acessível, moderno, sofisticado, discreto, clássico,
criativo, ágil, poderoso, refinado, cosmopolita ou de vanguarda!? Todos.
O homem moderno está cada vez mais vaidoso e rodeado dos objetos de desejo mais cobiçados. Ele tem se mostrado mais decidido quanto a forma que quer ser visto no ambiente social e corporativo. Mas nem sempre é assim.
O que poderia inspirar homens a escolher suas roupas,
combinando estilo, imagem de sucesso e virilidade?
Uma questão cultural
O tempo em que o homem deixava a incumbência de vesti-lo
por conta da mulher, seja a mãe, namorada ou esposa, imprimindo o
seu gosto pessoal e não o dele, está com os dias contados. Hoje, essa
tarefa vem sendo reivindicada por eles!
Está cada vez mais urgente se reconhecer na frente do espelho,
refletir a sua própria imagem e construir o seu estilo de vestir.
Para falar mais sobre esse assunto, meu convidado mais que especial,
autoridade nesta área, o Consultor de Imagem Masculina, professor,
palestrante e blogueiro da revista Caras, Alexandre Taleb. Ele
também é um digital influencer.
Qual impressão que os outros têm a seu respeito?
“O que vem primeiro à cabeça quando alguém pensa em você? Será que é a sua simpatia, talvez a timidez ou, quem sabe, a segurança com que expõe suas ideias? A impressão que os outros têm a seu respeito, corresponde à maneira como você vê a si próprio? E o que gera essa percepção: é a nossa aparência, o comportamento, as roupas que vestimos? É com essas questões que nós, consultores de imagem, trabalhamos. Afinal, a forma como nos apresentamos é um dos canais mais fortes de comunicação, ativado antes mesmo que troquemos as primeiras palavras com nossos interlocutores.
Nos dias on-line de hoje, mais do que nunca, a consultoria de imagem
é um poderoso aliado do homem.
Vivemos uma época de selfies a cada troca de roupa, etapa da viagem ou refeição. As atualizações de status, nas redes sociais, são frenéticas: compartilham-se rigorosamente todas as atividades do dia. Mesmo que você não seja esse ser obsessivamente conectado, certamente conhece e convive com vários deles. Desde o surgimento das redes sociais na internet, o Brasil é um dos países que se destaca quanto ao número de usuários cadastrados.
Com a possibilidade de exposição de todos os momentos, perdemos um pouco da ideia de bastidor, e até o que fazemos dentro de casa passa a ser observado por pessoas que, em outro contexto, não teriam acesso à nossa vida pessoal. Isso inclui clientes, amigos e até concorrentes. Não que a preocupação com a imagem seja um fenômeno recente – a história mostra o quanto os imperadores da Antiguidade já estavam conscientes da necessidade da empatia de seus súditos e do temor por parte dos povos inimigos. Maquiavel, no clássico O Príncipe, enfatiza ferozmente a importância de ações condizentes com o discurso, salientando o peso que a percepção da imagem por seus governados tem na manutenção do poder de um dirigente político. Até hoje falamos em figuras de épocas em que nem se sonhava com as ferramentas atuais de comunicação.
Séculos mais tarde, os estudos sobre imagem tanto no campo do branding quanto no da psicologia e da consultoria mostram que não temos controle sobre como ela é desenhada no imaginário de nossos colegas, clientes, amigos ou parentes. O que está, sim, ao nosso alcance, é o gerenciamento de como a nossa imagem é percebida. A boa aparência é fundamental, claro, mas não há terno de grife e relógios caros que compensem um mau comportamento, com atitudes inconvenientes.”
Tempos Modernos…
A era digital trouxe à tona a vaidade, o ego, a exposição pessoal nas redes sociais. Um dos conteúdos que mais tem bombado nesse universo online, rendendo várias curtidas, são as estilosas selfies masculinas! Os homens não se intimidam mais quando o assunto é “tirar uma selfie”, pelo contrário, fazem questão de registrar o look! Ponto para eles! Foi dessa maneira que surgiram blogueiros e digital influencers de style masculino. Alguns deles para trocarem informações de moda e outros por pura paixão sobre o assunto. O app que mais gera seguidores é o Instagram. E é por ele que garimpei alguns dos looks mais estilosos!
Mire-se no exemplo… Do Estilo business ao happy hour…
Confira essa matéria na minha coluna masculina da Revista Onne & Only – A Leitura dos seus desejos.
Beijos,
Angélyca La Porta – Consultora de Imagem e Estilo