Uma boa ideia para reaproveitar suas roupas com criatividade!
Faz algum tempo que descartar as roupas do armário que não serviam mais ou estavam fora de moda, já tinham destino certo para os brechós ou caridade. Em alguns programas de TV, os stylists jogam no lixo todas as roupas das clientes! Acho isso muito radical!!!
A palavra Customização surgiu a partir da expressão inglesa “custom made” que significa “sob medida” e do verbo “to customize”, que significa “adaptado a gosto pessoal”. No mundo da moda customizar é fashion, moderno, inovador. É transformar qualquer peça de roupa, até mesmo aquela t-shirt velha, em um ícone fashion, usando apenas alguns aviamentos como botões, miçangas e algumas passadas de agulhas e linhas, além de muita criatividade. O conceito praticamente se transformou em um novo fenômeno no mundo da moda, principalmente a partir dos anos 90, marcando o desejo do consumidor de se diferenciar de um grupo, de ser seu próprio estilista.
Outro exemplo, um blazer masculino com ombros largos e comprimento muito longo, pode ser totalmente modificado, deixando os ombros no lugar, levemente estruturados e com o comprimento na altura do quadril, um clássico! Ou uma transformação mais radical – em blazer feminino acinturado, com gola de padre e abotoamento frontal com 6 botões verticais (veja exemplo na imagem). Também pode ser curto, tipo casaqueto, eliminando o corte dos bolsos.
E aquela manta de lã ou pashmina? Pode sim, ser transformado em um moderno cardigã com zíper aparente ou um charmoso colete com as costas em cetim!
Tudo pode ser aproveitado, desde que o tecido esteja bem conservado e limpo. Tudo aquilo que você não gosta, ou não é mais a sua cara, doe!!! Sem dó nem piedade!
A otimização do seu vestuário, não só é econômica, como também vai facilitar a sua vida no dia a dia, pois deixando o seu guarda-roupa organizado, você enxerga o que tem e o que pode vestir em qualquer ocasião!
LEIA MAIS … Dicas para um Guarda-Roupa Perfeito!
Por Angélyca La Porta – Consultora de Imagem e Estilo